
Vivienne Westwood
A estilista inglesa mais famosa de todos os tempos conhecida pela sua influência punk é também empreendedora e ativista política.
Vivienne Isabel Swire nasceu em Tintwistle, Derbyshire, na Inglaterra no dia 8 de abril de 1941 filha de Gordon Swire and Dora Swire. Com 17 anos de idade Vivienne e sua família mudaram-se para Harrow em Londres. Ela estudou na escola das artes de Harrow tendo lições de moda e ourivesaria, mas ela logo deixou o curso alegando que não sabia naquela época como uma garota de classe trabalhadora iria sobreviver com a arte.
Então começou a trabalhar em uma fabrica e estudar para ser professora, e logo se tornou professora de escola primaria. Nesta época também, ela criou uma coleção de jóias que pretendia vender na famosa “Portobello Road” em Londres, conhecida como uma rua de comércio underground artístico e inovador.
1962: Vivienne conheceu Derek Westwood um aprendiz de operario, em Harrow com quem se casou em 21 de julho Vivienne fez seu próprio vestido de noiva para a cerimônia.
1963: Nasce seu primeiro filho, Benjamin Westwood.
Seu casamento porém acabou quando ela conheceu Malcon McLaren com quem se mudou para um apartamento em Clapham. Westwood continuou a ensinar até 1971, que foi quando Malcon decidiu abrir uma boutique na Kings Road n°430 chamada “ Let it Rock” e mais tarde conhecida como “ Sex”.
Vivianne criava roupas inspirando-se em ciclistas, fetichistas e prostitutas. E neste mesmo período seu companheiro Malcon torna-se gerente da banda punk inglesa Sex Pistols, a qual usava as criações de Vivienne.
Neste período Vivienne deu a luz ao seu então seu segundo filho, chamado Joseph primeiro com Malcon.
O fenômeno punk da época virou alvo de profundo interesse por Vivienne, fonte de inspiração desde então e característica marcante de suas criações Tornado-se a estilista de alta moda que imortalizou “o estilo punk”.
O "estilo punk" é inspirado também em objetos como: alfinetes, lâminas de barbear, correntes de bicicleta, coleiras , taxas, couro, cravado de jóias, bem como ultrajante make-up e cabelo. A designer utiliza-se também de elementos tradicionais do design, tais como tecido escocês tartan. Entre os elementos mais comuns de seu estilo esta a reinterpretação deste tecido histórico dos séculos XVII e XVIII usando-o por exemplo, através de linhas de corte radical com calças masculinas. O uso desses elementos tradicionais juntamente com o outro material citado, considerado mais grosseiro, fez com que seu estilo fosse visto como irônico excêntrico e muitas vezes chocante pela mídia da época.
1981: Apresenta seu primeiro desfile com o tema Piratas.
1992: Westwood foi premiada com um OBE, que ela recebeu da rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham
Durante o período de 1988 a 1992 Vivienne foi de punks , maltrapilhos as 'Tatler's girls' vestindo roupas que parodiava a classe alta. O período de 1993 a 1999 Vivienne intitula de "Anglomania" e o de 2000 até o presente - Exploração.
2004: Foi mostrado a primeira grande retrospectiva de seu trabalho no Museu Victoria and Albert, em Londres, e na Galeria Nacional da Austrália, em Canberra.
Vivienne sempre foi também uma ativista politica, em 2007 transferiu o seu apoio de longa data do Partido Trabalhista para o Partido Conservador, sobre as questões das liberdades civis e direitos humanos.
Em setembro de 2005, Westwood uniu forças com o grupo de direitos civis Liberty britânico e lançou uma coleção limitada de camisetas com o slogan “EU NÃO SOU UM TERRORISTA, por favor, não me prenda”. Participou ativamente de campanhas como por exemplo a do desarmamento nuclear no estabelecimento das armas atômicas Aldermaston, Berkshire.
2007: Foi premiada com o gongo de excelência em Design de Moda no British Fashion Awards
Seu filho com McLaren, Joe Corre, é o fundador da Agent Provocateur, enquanto seu outro filho, Ben, é um fotógrafo erótico.
Vivienne Westwood é atualmente casada com seu ex-estudante de moda, nascido na Áustria, Andreas Kronthaler.
A estilista continua a frente da direção criativa de sua marca homônima, é um das designers mais respeitadas no mundo fashion e suas criações muito cobiçadas.
Possui cinco lojas de propriedade exclusiva, três em Londres, uma em Leeds, e uma em Milão e lojas franqueadas em Liverpool, Newcastle, Glasgow, três em Manchester e em FH Mall, Nottingham , e Blake Street, New York.
ENCICLOPÉDIA DA MODA