top of page

Donna Karan



 

 


 


Designer de moda americana, um dos maiores expoentes da moda americana de todos os tempos, símbolo da moda urbana de Nova Iorque.
Donna Ivy Faske nasceu em Forest Hills em Nova Iorque nos Estados Unidos, no dia 02 de outubro de 1948, mas cresceu em Long Island, também em Nova Iorque, sua mãe era uma modelo e seu padrasto um alfaiate.

Trabalhou como vendedora de roupas em loja. E então, obteve sua graduação na Hewlett High School e logo em seguida foi para a Parsons School of Design, onde estudou por dois anos, deixando a escola, para ir trabalhar para Anna Klein.
Casou-se com Mark Karan, no início da década de 1970, com quem teve sua filha, Gabrielle, os dois, porém se divorciaram em 1978.

 

1974: Tornou-se designer chefe para Anna Klein uma marca esportiva e juntamente com seu colega o designer Louis Dell’Olio venceram o prêmio Coty de American Fashion Critic’s” 1977 e em 1981.

1985: Lançou a Donna Karan &Co e quatro anos mais tarde a DKNY, esta porém uma linha mais popular e mais jovem inspirada em sua filha Gaby.


2004: Recebeu um prêmio pelo conjunto da obra de sua carreira pelo “Concil of Fashion Designers of America”.

 

2004: Publicou sua autobiografia, intitulada em inglês,” The Jorney of a woman”


Sua moda é fluida, confortável e limpa, criou roupas para mulheres que gostam de conforto e mobilidade no quotidiano da vida urbana, baseando-se em si própria, naquilo que ela mesma gostaria de vestir. Criou sua moda inspirando-se também na filosofia das culturas orientais e cultura geral.
Usou e abusou de tecidos como o jersey, corpetes, jaquetas mais fluidas

 

1992: Lançou sua moda masculina seguindo a mesma ideia da feminina, de mobilidade, conforto. E consecutivamente adicionou a sua marca, a cosméticos,  fragrâncias e em uma linha para casa.


Durante a década de1990, Donna comandou a companhia ao lado de seu então marido o escultor Stephan Weiss, que era o diretor executivo da marca, porém, o mesmo veio a falecer em 2001 de câncer no pulmão. E foi neste mesmo ano que, a Dona Karan International foi comprada pelo conglomerado Frances LVMH.

 

Donna se mantém no controle criativo da companhia.


Donna tem seis netos.


A sua sensibilidade, as necessidades básicas do dia-a-dia, as exigências da vida real, traduzidas para o guarda roupa das mulheres de carreira, independentes, fizeram de Donna um grande expoente da moda americana. Ela deu outras possibilidades às mulheres de carreira, além do terninho, ou tailleur para trabalhar, ela criou vestidos transpassados, de linha simples, porém elegantes, que não descaracterizam a imagem de profissionalismo que uma mulher que trabalha precisa ter.


Criou ainda um expoente dos anos oitenta, o famoso e pratico “body” uma peça coringa no guarda-roupa feminino. A
 marca Donna Karan hoje, produz, além das icônicas roupas femininas, moda masculina, jeans, acessórios, meias, perfumes e cosméticos.

ENCICLOPÉDIA DA MODA

bottom of page