Gianfranco Ferrè
O arquiteto da moda.
Gianfranco Ferrè nasceu no dia 15 de agosto de 1944 na cidade de Legnano província de Milão na Itália e morreu em 15 de junho de 2007.
Em 1969 se forma em arquitetura No Politécnico de Milão
Depois de formado, já na década de 1970 obtêm seu primeiro triunfo no mundo da moda, casualmente, como criador de bijus e assessórios, foi quando começou a colaborar com nomes já reconhecidos como Walter Albini e Cristiane Baily.
1973: A procura de aventura, parte parte à Índia onde passa um tempo, e também trabalha com pesquisa, idealiza a produção de sua coleção intitulada“Ketch”. Esta experiência foi fundamental para sua formação de criador de Moda.
1978: Funda a Gianfranco Ferré Spa com Franco Mattioli seu sócio, bem como nasce sua linha de prêt-à-porter. Cria uma coleção variada de assessórios, e produtos realizados sob sua licença.
1982 : Cria a linha de roupas e assessórios masculinos “Gianfranco Ferre”.
1984: Desenvolve o primeiro perfume feminino.
1986: Cria o primeiro perfume masculino e a primeira coleção “Gianfranco Ferre Couture”, bem como a linha “Gianfranco Ferre Jeans” com a italiana Manifatture SpA de San Benedetto del Tronto, com um acordo de licença para produção e distribuição em todo o mundo (masculino e feminino). Cria também a Gianfranco Ferrè Junior e sucessivamente as linhas: Gianfranco Ferrè Fans e Gianfranco Ferrè Rhinosaurex. Sempre com a Italiana Manifatture SpA marca um das primeiras co-branding no setor da moda com a marca Oaks by Ferrè.
1989: Convidado por Bernard Arnault torna-se o diretor criativo de alta costura feminina da célebre Maison Christian Dior, em Paris. Ainda que, o estilista tenha sido recebido com um pouco de receio pelos franceses pelo fato de ser um italiano, mas, já em sua primeira coleção para a marca francesa, conquista a todos.
1991: Lança o perfume "Ferrè by Ferrè".
1997: Encerra sua colaboração com o Maison Dior, com o desfile da coleção de primavera.
1998: Inaugura a nova sede de Rua Pontaccio 21, em Milão.
2000: Sai a linha infantil, da qual segue um acordo preliminar entre Gianfranco Ferrè Spa e a IT Holding do cav. Tonino Perna, até o momento em administração controlada, para a aquisição de 90% da sociedade milanesa por parte do grupo molisano, concretizada em 2002. Atualmente a sociedade Ferrè esta à venda.
Devido à experiência na alta Moda Ferrè fora condecorado com o prêmio Italiano de Moda “Olho de Ouro” por seis vezes durante sua carreira.
Seu contemporâneo e admirador Giorgio Armani se lembrava dele como "um homem de dignidade e calma, com um senso de responsabilidade que sempre o acompanhou".
Torna-se presidente da Academia de Belas Artes de Brera.
2002: A empresa IT Holding compra 90% da Gianfranco Ferré Spa, deixando 10% ao estilista e também como presidente e diretor artístico. Para o estilista, este não foi um dos períodos mais fáceis, mas ele seguiu criando com maestria e dedicação como sempre fez.
Foi condecorado pelo presidente da república Italiana da época como: “Commendatore del Ordine”.
O “arquiteto da moda” como conhecido criava roupas de estruturações majestosas, de corte impecável, qualidade e estilo. Sua identidade forte e transversal, imensa cultura e refinamento projetando uma imagem sempre voltada para o futuro o pôs no patamar de um dos maiores estilistas de todos os tempos, possuía clientes como: Sharon Stone, Elizabeth Taylor, a rainha da Jordânia, Paloma Picasso, Sophia Loren e a princesa Diana.
Um artista de Moda, que a cada apresentação (desfile), recebia aplausos fervorosos, sempre um show de moda, criatividade, um pesquisador, culto, elegante, refinado.
A camisa branca, era uma de suas paixões e símbolos, esteve presente constantemente em suas coleções, no seu caso ela foi roubada do guarda-roupa masculino, e presenteada por Ferrè com elegância e opulência.
Gianfranco Ferre foi capaz de fazer com que matérias como Osso e a ráfia perdessem quaisquer conotação étno-folclóricas, assim como corais entre outros devido a genialidade no uso e laboração destes materiais
2007: No dia 15 de junho deste ano, devido a uma hemorragia cerebral, GF foi internado no hospital São Rafael em Milão na UTI, onde morreu as 21:00 hora do dia 17 de Junho.
Seu funeral se deu na Basílica de São Magno a Legnano. Na ocasião cantou o coral Jubilate, vestindo as roupas assinadas pelo estilista.

ENCICLOPÉDIA DA MODA