
Calvin Klein
Designer de moda Americano e mestre supremo do minimalismo.
Nasceu em Nova Iorque no dia 19 de abril de 1942, é um estilista americano fundador da marca homônima. Filho de imigrados húngaros- hebreus que, como muitos destes imigrados, inclusive outros estilistas contemporâneos a ele, cresceu no Bronx em Manhattan.
Klein frequentou o prestigioso Instituto de tecnologia de Nova Iorque, porém nunca se formou.
Em meados dos anos 60 o estilista inicia criando vestidos para boutiques de Nova Iorque, o que faz por cinco anos.
1968: Funda sua primeira companhia, juntamente com um amigo de infância chamado Barry K. Schwartz.
Klein torna-se também protegido do barão de Gunzburg, que o introduz a elite da moda de Nova Iorque. Calvin Klein foi imediatamente reconhecido por seu talento após sua apresentação na semana de moda de Nova Iorque. Foi aclamado como o novo Saint Laurent e ganhou notoriedade por suas linhas limpas, minimalistas de design.
1964: Casa-se com Jayne Centre, com quem teve sua primeira filha, Marci.
1974: Divorcia-se de sua então esposa Jayne.
No mesmo ano, Klein mudou a concepção de moda e começou a criar calças jeans mais ajustadas, que venderam muito já na sua primeira semana em disposição. Tornando-se célebre por suas coleções de jeans em geral, até os dias de hoje.
Ainda neste ano, Calvin Klein recebeu o premio CFDA pela excelência em design masculino e feminino contemporaneamente, primeiro a receber o prêmio nos dois segmentos.
1978: Sua filha Marci foi sequestrada e mantida por 9 horas, até que o resgate de $100.000 fosse pago.
1986: Casa-se com Kelly Rector, quem trabalhou também para a companhia e tornou-se uma famosa fotógrafa de socialites e com quem viria a divorciar-se 20 anos mais tarde, em 2006.
Calvin Klein foi colocado na lista internacional dos mais bem vestidos em: 1981, 1983 e 1993.
Klein é um doador prolífico a causas políticas do Partido Democrata.
Calvin Klein tornou a moda americana mais discreta e glamorosa ao mesmo tempo, sempre conseguiu fazer isso com maestria, sem excessos, suas formas são limpas, não tão estruturadas, porém únicas. Mas que um nome, criou um estilo, além de uma infinidade de linhas e produtos que vão de sapatos a travesseiros, passando por perfumes e make-up, e sem se esquecer da sua sexy linha de underwear masculina e de suas campanhas publicitárias ousadas tanto as masculinas, quanto as femininas.
Quatro décadas depois de sua criação, a Calvin Klein continua batendo recordes de vendas, o que não a eximiu de uma crise, acompanhada por muitas especulações de venda. Por mais que Mr. Klein quisesse evitar, mas conseguiu vence-la, e em 2002 surpreendeu a todos ao comunicar que a Calvin Klein fora vendida, sendo hoje de propriedade de Phillips-Van Heusen e em 2003 o brasileiro Francisco costa assumiu a direção criativa da marca do estilista.
ENCICLOPÉDIA DA MODA