top of page

Roberto Cavalli



 

Roberto Cavalli nasceu no dia 15 de novembro de 1940 em Florença na região da Toscana na Itália. Proveniente de uma família de artistas. Seu avô, Giuseppe Rossi, foi proeminente figura do movimento Macchiaiolo, com obras expostas na Galeria Uffizi, em Florença.  Seu pai Giorgio, foi fuzilado em 1944, pela Wehrmacht (forças armadas alemãs) em 1944, na cidadezinha de  Cavriglia.

Cavalli estudou no Instituto de Arte de Florença, especializando-se em aplicações têxteis para pintura. Durante este período, fez uma série de estampas florais em malha, que conseguiu com que fossem produzidos pelas mais importantes malharias italianas.

No início da década de 1970, inventa e patenteia um procedimento inovador de estamparia em couro e começa a criar patchwork de materiais e cores. O que até os dias de hoje, são suas marcas registradas. Ele apresentou essas novas técnicas também, em Paris, despertando o interesse de estilistas como: Hermès e Pierre Cardin.


Aos 30 anos de idade, Cavalli apresentou sua primeira coleção, que levava seu nome no salão de Prêt-à-Porter em Paris, onde começou a ganhar reconhecimento e sucesso. Consecutivamente nas passarelas da sala branca do Palácio Pitti, em Florença, e  depois nas passarelas do Milano Collezioni, onde apresentou suas coleções de jeans feitas em denim estampado, couro embutido com brocados e  estampas de animais selvagens.
1972:  Abre então sua primeira boutique, em Saint-Tropez.


1980: Casa-se com a segunda colocada do miss universo na época, Eva Maria Düringer, que viria a tornar-se sua companheira de vida, além de, sua maior colaboradora no trabalho.
No início dos anos de 1990, depois de um período dedicado a família e a criação de  cavalos de corrida, Roberto e Eva retornam ao universo da moda.

 

1994: Deu-se o seu primeiro desfile oficial em Milão apresentando jeans envelhecidos com um tratamento chamado jato de areia. Em dezembro do mesmo ano, abre mais quatro boutiques nas localidades de: Saint Barth, nos Caribes franceses e depois em Veneza  e  Saint Tropez.
No final da década de 90 a marca Cavalli já era distribuída em 36 nações pelo mundo.
Logo depois, e ainda na década de 1990. Cavalli criou a linha Masculina RC.

1998: Cria a Just Cavalli a linha voltada aos mais jovens, inclui hoje moda masculina, feminina, acessórios, óculos, relógios, perfumes, lingerie e moda praia.

Roberto assina também a linha de roupas para adolescentes Angels & Devils. A linha Class que consistia em duas coleções de lingerie, sapatos, óculos, relógios e perfumes.

2002: Cavalli abre a primeira boutique-Cafè, na cidade de Florença, decorada com motivos selvagens e animalescos, ou seja, sua assinatura impressa. E este projeto logo deu origem a outros dois sendo eles: a Just Cavalli Café em Milão, e a outra boutique também em Milão, na rua Spiga.
2007: Desenha uma linha para a colossal marca sueca de baixo custo H&M.


2009: Roberto Cavalli abre sua primeira flagship store em Paris e Las Vegas, além de um showroom no Japão.


2010: Celébra os 40 anos de atividade da Roberto Cavalli, com a publicação de um livro em um evento em Paris no final de setembro
2010, para capa deste livro escolheu a  über model Gisele Bündchen. Lança produtos de edição limitada.


Roberto Cavalli é também conhecido como o rei das festas de Glamour, com estilo mais extravagante, porém elegante, animalesco, ousado, sensual. Teve uma de suas primeiras aparições no Jet set quando Brigite Bardot apareceu em Saint Tropez vestindo uma de suas criações. Hoje, varias estelas do mundo do espetáculo e celebridades foram e são clientes ou testemunhas de editoriais de Roberto Cavalli como, por exemplo:   Kate Moss, Christina Aguilera, Lenny Kravitz, Madonna, Drew Barrymore, Sharon Stone, Jennifer Lopez, Gwyneth Paltrow, Beyoncé Knowles, Charlize Theron, Victoria Beckham e as ex- Spice girls, Michael Jackson.

 

ENCICLOPÉDIA DA MODA

bottom of page