Tom Ford
Um dos maiores designers de moda contemporâneos trouxe a marca Gucci para o Mercado da moda de luxo competitivo e reestruturou o prêt-à-porter de Yves Saint Laurent.
Thomas Carlyle Ford nasceu na cidade de Austin no Texas- Estados Unidos da América, no dia 27 de agosto de 1961, é um designer de moda e um diretor de filmes. Seus pais, Tom Ford e Shirley Burton, eram corretores de imóveis.
Quando ele tinha 11 anos mudou-se com sua família para Santa Fé no Novo México onde estudou no colégio de San Michael e logo após na escola preparatória de Santa Fé, onde graduou-se em 1979.
Aos 16 anos de idade, mudou-se para Great Barrington, estado do Massachussets para estudar na escola de artes livres de Simon's Rock, que logo abandonou mudando-se novamente, desta vez para Nova Iorque, para estudar história da arte na Universidade de Nova Iorque, curso que também abandonou logo após um ano do início.
Então, Tom começou a atuar em comerciais para a televisão, chegou a estar em 12 comerciais televisivos simultaneamente.
Até que, chega à a Parsons famosa escola de arte e design de Nova Iorque, onde estuda arquitetura. Um ano e meio antes de graduar-se como arquiteto, Tom passou quase o mesmo tempo em Paris trabalhando como assistente interno na casa de Moda Chloé, onde seu trabalho consistia em enviar roupas para os Shoots fotográficos da marca, ainda que um trabalho primário, foi suficiente para fazer com que Tom descobrisse seu amor pela moda. O designer passou o último ano na Parsons estudando moda, ainda que tenha se graduado em arquitetura.
Após seus estudos na Parsons, Ford usou de toda a sua insistência e determinação para conseguir um emprego em uma marca de sportwear de baixo preço chamada Cathy Hardwick. E consecutivamente mais precisamente no ano de 1988, foi trabalhar na Perry Ellis como assistente de designer, onde o designer da marca na época era Marc Jacobs, permanecendo na marca por 2 anos. Ele achava que para se tornar um grande designer, deveria deixar a América, onde ser elegante demais era considerado brega, sentiu que sua própria cultura o estava inibindo.
1990: Foi quando se deparou com a oportunidade tão almejada de entrar para a moda europeia, sendo contratado pela marca italiana Gucci, na época não tão renomada. Tom Mudou-se para Milão juntamente com seu companheiro de longa data Richard Buckley.
E logo, se viu desenhando moda masculina, depois calçados e tornou-se o diretor de design da marca tomando frente a todas as atividades da marca, campanhas publicitárias, imagens, design, lojas, produtos que incluíam entre tantos outros, fragrâncias. Tornando-se assim um árduo trabalhador, chegando anos mais tarde a trabalhar por 18 horas por dia e o fazia atrás dos holofotes porque quem aparecia para colher as glorias de seu trabalho diante das câmeras era Maurizio Melo a face pública da empresa.
1994: Tom foi promovido a diretor criativo da Gucci. E então fez da marca uma das mais desejadas do mundo, criando também moda feminina, e mais, a tornou um ícone de moda feminina sexy e elegante ao mesmo tempo. Foi creditado já nos primeiros anos de seu trabalho com a Gucci por trazer o glamour de volta a moda, introduzindo camisas de cetim ajustadas, saias de cintura baixa, e o estilo Halston. Tom foi um frequentador assíduo do estúdio 54 nos EUA, e a atmosfera do lugar sempre trouxe inspirações para suas criações.
1995: Juntamente com a estilista francesa Carine Roitfeld e o fotógrafo Mario Testino, recriaram as campanhas publicitárias da marca, tornando-as mais ousadas e modernas, e as vendas da marca em um ano aumentaram em 90%.
Devido a todo esse sucesso com Tom Ford, a Gucci veio à tona como tendo um IPO de US $ 22 por ação, chegando em 1996 a US $ 48 por ação e em US$ 75 em 1999. Então, visando uma futura aquisição, o conglomerado LVMH de Bernard Arnoult aumentou sua participação na Gucci, foi quando Domenico de Sole e Tom Ford reagiram buscando alianças para tentar diluir a participação da LVMH encontrando-a em Francois Pinault da PPR francesa. O empresário concordou em comprar parte das ações da Gucci, obtendo 40% da empresa diminuindo assim as participações da LVMH.
Sendo assim, a casa que estava praticamente falida quando Tom Ford fora contratado em 1990 em 1999 foi avaliada em $4.3 bilhões.
O grupo Gucci compra então parte da empresa Yves Saint Laurent, tornando-se força majoritária na empresa e então Tom Ford além da Gucci vai para a direção criativa de prêt-à-porter enquanto que o próprio Saint Laurent permanece na direção criativa de alta-costura.
E por seus trabalhos para as respectivas marcas tom venceu numerosos prêmios do Council of Fashion Designers da América.
Como fez com Gucci fazendo-a ressurgir das cinzas quando começou a colaborar já no começo com a marcam assim também fez com a Yves Saint Laurent, trazendo a icônica casa de moda de novo aos bons tempos, investindo nas campanhas publicitárias da marca, especialmente aquelas de perfumes: Opium e YSL M7, que eram completamente inovadoras, provocantes e artísticas que causaram grande impacto comercial.
2004: Tom Ford deixa o grupo Gucci deixando-o avaliado neste ano em $10 bilhões.
2005: Consequentemente funda sua própria casa de moda a Tom Ford, tendo a ajuda do então Gucci Domenico de Sole como presidente, construindo um império que iniciou com moda masculina , beauty care, óculos e logo apos acessórios femininos.
Fez parceiras com a Estéer Lauder para criar a linha de beleza, bem como com o grupo Marcolin para a criação e distribuição de óculos de sol e armações.
2007: Abriu sua primeira loja de propriedade na Madson Avenue em Nova Iorque.
Hoje existem mais de 20 lojas independentes em shops em locais como: Milão, Paris, Tóquio, Dubai, Rússia, Zurique entre outros.
Em abril de 2007, abriu sua primeira loja de propriedade em Nova York, 845 Madison Avenue e coincidiu com a estreia da linha masculina de TOM FORD e coleções de acessórios. Atualmente, existem 21 lojas independentes e shop-in-shops em locais como Milão, Tóquio, Beverly Hills, Las Vegas, Dubai, Zurique e Rússia.
Como diretor de filmes a estreia foi em A Single Man, com indicação ao Oscar, globo de ouro entre outros Tom Ford é sem duvida um homem de bom gosto, visão e feeling para o mercado, o que toca vira ouro, é capaz de interpretar as vontades e os desejos contemporâneos traduzindo-os em suas roupas com sensualidade e elegância, por isso vende.
Foi premiado muitas vezes em sua carreira não somente com 5 CFDA, 5 Vogue fashion awards e com o Fashion Designer Awards no Cooper Hewitt Museu, O prêmio de Designer Nacional e em 2007 foi homenageado com o premio Vito Russo pela GLAAD.
Tom vive hoje entre Londres e Los Angeles.
ENCICLOPÉDIA DA MODA