top of page

Pierre Cardin



É um designer de moda e empreendedor  francês.

Pietro Cardin seu nome de batismo, nasceu em Sant'Andrea di Barbarana, fração de San Biaggio di Callalta em Treviso na Itália no dia 7 de julho de

1922. Filho de pais agricultores que com o fim da primeira guerra mundial acabaram por encontrar dificuldades financeiras. Decidindo então por transferir-se a França em 1924.

1936: Aprendeu a profissão com um alfaiate em Saint-Étienne, passando também por outras experiências.

1945: Já em Paris, estuda arquitetura, trabalha para Jeanne Paquin até chegar a Maison de Elsa Schiaparelli.

1947: Recusado por Balenciaga, torna-se o primeiro alfaiate da Maison de Christian Dior durante a abertura da mesma, participando assim do sucesso do mestre que definiu naquela época o “New Look”.

1950: Funda sua própria companhia na Rua Richepanse n°10 em Paris, e começa a desenhar máscaras e figurinos para teatro. Atinge reconhecimento devido à cerca de 30 figurinos que desenhou para “a festa do século”, a Masquerade Ball no Palácio Labia em Veneza em 1951.

1953: Firma-se com a alta costura de vanguarda. E apresenta a primeira coleção feminina

1954: Abre sua primeira boutique “Eve” na Rua Faubourg Saint-Honoré n°118 em Paris.

1957 Abre a segunda Boutique esta para homens, chamada “Adam”. E foi quando Cardin começa a criar gravatas coloridas e camisetas estampadas

1954: Cria o “bubble dress”, o vestido a bollé. Estende-se também na moda unissex  nem sempre prática. Uma de suas principais inspirações era focada na era espacial, bem como usava motivos geométricos, frequentemente ignorando as formas femininas.

1959: Foi o primeiro costureiro a ver o Japão como um mercado de alta moda em potencial ao visitá-lo neste ano, onde também ministrou aulas de corte e costura tridimensional por um mês na escola Bunka Fukosa.
Neste ano, também Cardin fora expulso do Chambre Syndicale por lançar uma coleção de prêt-à-porter para a Primtemps, vindo logo a ser reintegrado.

1961: Cria o departamento de pronto para vestir masculino.

1966: Se desassocia do Chambre Syndicale de Paris.

1966: Foi contratado pela Pakistan International Airlines para projetar uniformes para a companhia de bandeira. Os uniformes foram introduzidos em 1966 para 1971 e tornou-se um hit instantâneo.

1968: Abre a boutique infantil na Rua Faubourg Saint-Honoré.n°8.

1971: Começa a exibir suas coleções em sua própria locação o “Espaço Cardin” em Paris, anteriormente conhecido como "Théâtre des Ambassadeurs”. Espaço também para promover novos talentos artísticos de vários gêneros das artes.

1974: Recebe o "EUR", uma espécie de Oscar italiano por suas muitas atividades no show business.

1981: Comprou os restaurantes Maxim’s, abrindo filiais em várias cidades pelo mundo como: Nova Iorque, Pequim, Londres. E possui também, uma cadeia de Hotéis Maxim, além de ter licenciado uma vasta gama de produtos alimentares da mesma marca.

1988: Desenha o uniforme do Exército Popular da Liberar ação da RPC.

1991: Torna-se embaixador da boa vontade da UNESCO.

1994: Obteve uma retrospectiva em São Paulo e um desfile de alta costura. E também neste ano decidiu, como fizeram também muitos outros estilistas, por mostrar suas coleções somente para um seleto numero de clientes e jornalistas.

2009: Foi nomeado embaixador da boa vontade da comida e organização da agricultura das nações Unidas (FAO).

O estilista é famoso também por suas propriedades, entre as quais: O castelo em Lacoste que fora no passado do Marquês de Sade; O palácio de Ca' Bragadin em Veneza onde reside.
Através de uma empresa chinesa o designer produz também produtos eletrônicos sob a marca Pierre Cardin Electronics International. O espírito empreendedor do designer o levou também a seguir os passos do colega Aldo Gucci,  assinando um contrato com a AMC American Motors, para projetar interiores de carros com alta costura.



Pierre Cardin, designer de Moda de vanguarda é um dos franceses mais conhecidos desde a década de 60, além de ser uma das marcas registradas desta mesma década, com seu estilo futurista, roupas coloridas, chapéus inusitados, perfumes e acessórios.  Cardin com seu instinto empreendedor não tem medo de desafios, sua visão comercial faz com enxergue oportunidades que vão muito além do mercado da moda em si.

ENCICLOPÉDIA DA MODA

bottom of page