Dolce & Gabbana
1980: Domenico e Stefano trabalhavam como assistentes em um ateliê de moda em Milão, que fora onde a dupla se conhecera, onde já nesta época ambos trabalhavam como designer free lancers para também outros clientes. Nesta época tornaram-se muito amigos.
1982: Os dois designers movidos por uma ideia em comum se unem, e abrem um negócio juntos, porém continuam também a fazer trabalhos free lancers. Tornam-se assim não só parceiros na vida profissional, mas também na vida afetiva.
1985: Este foi o ano em que decidem consolidar a sociedade e fundam a casa de moda Dolce&Gabbana e neste mesmo ano participam de um concurso de novos talentos no Milano Collezioni.
1986: Lançam a primeira coleção feminina prêt-à-porter da marca, ganhando assim credibilidade internacional pela originalidade e criatividade de seu trabalho.
1988: Os designers fazem um acordo com a empresa do pai de Domenico na Sicília, pra fabricar sua linha de prêt-à-porter.
1999: Apresentam em Tóquio no Japão uma coleção de moda feminina e criam a primeira linha de moda intima e praia.
1990: Apresentam a primeira coleção masculina, em Nova Iorque onde também abrem um show room.
1993: A marca lança a sua primeira fragrância, feminina intitulada “Classique”.
Domenico e Stefano criaram uma marca fortíssima, sendo hoje uma das mais renomadas, desejadas e populares entre as marcas de moda de luxo. Característica forte de sua marca é a de ser muito sexy e ousada, modelos apresentam sempre os olhos delineados em preto, muito fortes, exatamente pra transmitir toda a sensualidade picante da marca.
Suas criações são sempre ostentadas nos “red carpets” por celebridades em todo o mundo.
1995: Publicam um livro, chamado “10 anos de Dolce e Gabbana”, que mostra ilustra a historia de suas criações através de fotos feitas pelos fotógrafos mais renomados do universo fashion.
Em meados dos anos 2000 a Dolce& Gabanna lança muitas outras linhas como: a D&G, linha mais popular, mais jovem; uma linha infantil; Moda praia; lingerie; óculos; perfumes; relógios e assessórios distribuídos diretamente nas boutiques da marca.
A Marca se difunde ainda mais, abrindo boutiques e showrooms por todo o mundo e iniciam também campanhas publicitárias mais ousadas, modernas e sexies, seguindo a linha de pensamento e estilo da marca, alavancando ainda mais as vendas.
À moda de Dolce&Gabanna sempre foi influenciada pela mulher e homem mediterrâneos e seus estilos. No caso das mulheres, pelo uso de meias pretas, salto alto, rendas, saias bucólicas. No caso dos homens, pela figura masculina do bandido viril que usa roupas listradas "di squisita fattura e l'immancabile Coppola", com regatas brancas, rosários penhorados, a impecável alfaiataria, assessórios de luxo, e lingerie às vezes meio a mostra fazendo um contraponto entre o inocente e o malicioso, o austero e o irreverente, enfim por esses elementos que nos remetem aquele estilo gangster icônico siciliano dos filmes de máfia.
No ano de 1997 a Dolce&Gabbana reportava um caixa de mais de £400 milhões.
Bem como a dupla que hoje não possui mais vínculo afetivo ainda que de amizade e profissional, no decorrer de suas carreiras ganharam inúmeros prêmios como, por exemplo:
O Oscar do Perfume pela fragrância Dolce&Gabbana Pour Homme" em 1996 pela França, sendo a primeira vez que uma fragrância italiana é premiada na França;
Designer do ano pela revista Britânica FHM em 1996 e 1997;
Domenico Dolce e Stefano Gabbana foram honrados em Nova Iorque como o prêmio de Designers do ano de 2003 pela revista americana GQ e em 2004 como os melhores designers internacionais pela Elle Britânica.
2003/04 Campanha publicitária. E no mesmo ano receberam o prêmio por melhor website em moda óculos pelo Annual Interactive Key award em Milão.
Dentre inúmeros outros prêmios. A dupla também levantou muita polêmica em suas campanhas publicitárias ousadas, de aberto conteúdo homossexual, e outras como as que foram vistas em que favoreciam a violência contra a mulher, fazendo com que as mesmas fossem retiradas de circulação na Itália.
A dupla construiu um império, uma marca e um estilo, estando hoje no hall dos maiores estilistas de vanguarda de todos os tempos. Possuindo uma vasta clientela de celebridades.
Domenico Dolce
Nasceu em Polizzi Generosa província de Palermo na região da Sicilia no sul da Itália, no dia 13 de setembro de 1958. Trabalhava com sua família na pequena fabrica de roupas que haviam na Sicilia onde também estudou Designer de Moda.
Stefano Gabbana
Nasceu em Veneza na província de Veneto no norte da Itália no dia 14 de novembro de 1962. Seu pai era um tipografo. Stefano Estudou Designer gráfico em Milão, não tendo assim educação formal em moda.


ENCICLOPÉDIA DA MODA