top of page

Década de 20

 


O modernismo



Ruptura com o tradicionalismo e uma tendência a encarar problemas sob uma nova perspectiva baseada em idéias e técnicas atuais

Conhecidos também como anos loucos

É a década do pos I guerra mundial, período entre o ano de 1920 a 1929. Este período se inicia como uma época de otimismo, um novo sentindo de liberdade e de vontade de celebrar a vida, o que possa ser compreensível em se tratando de um período pòs  guerra.  Foi à década do modernismo, do feminismo, da luta da mulher por um espaço no mercado de trabalho, por independência,  das flappers como eram conhecidas  essas mulheres por seu estilo e filosofia de liberalismo.  As flappers deram inicio ao que viria a ser chamado mais tarde de tribos urbanas ou seja pessoas unidas por um mesmo pensamento, ideal, gosto e aparência.

A silhueta inicia a se tornar tubular, sem curvas, ou marcações em quadris, busto ou cintura, a cintura é baixa. Poiret celebrado estilista da  Belle Epoque fora alistado a guerra e ao seu retorno não conseguindo se adaptar as mudanças de rumo na moda fecha as portas de sua Maison. Essa è a década de três das maiores criadoras de moda de todos os tempos: Madeleine Vionnet, Elsa Schiaparelli  e da mítica Coco Chanel todas seguindo a mesma idéia de independência e liberdade feminina.

A década de 20 tem como principal característica o fato de ser um período de pos guerra, fator determinante para que se possa entender os porquês de um período de tanto furor e efervescência.

Começando pelo fato que de em 1914 as mulheres viram seus homens partirem para a guerra,  fato mesmo que fez com que as mulheres tivessem que aprender a executar certas tarefas e percebessem que eram capazes de tal proeza, resultando assim em uma ideia que daria força ao movimento feminista.
Esse movimento marcante para essa década de pos guerra foi determinante para caracterizar a silhueta da mesma como meio andrógina pois as mulheres queriam ser magras, retas, usavam até mesmo achatadores nos peitos para parecer mais meninos, além de terem cortados seus cabelos. Look conhecido como la garçonne (menino).

Chanel foi estilista decisiva para contribuir com o estilo da década pois ela era a própria representação da mulher  da década, encurtou as saias, cortou os cabelos, usava roupas confortáveis, ainda que de muito bom gosto (Ver Chanel), usou até mesmo calças compridas um escandolo para a época, além das bijouterias que ela mesma desenvolveu, pois acreditava que todas as mulheres deveriam ter a oportunidade de se enfeitar então criou as joias fake conhecidas como bijuterias. A estilista partia também da ideia  da ideia de que pra realizar tais tarefas na ausência de homens as mulheres precisavam de meios, ou seja de roupas que se adaptassem a essa realidade. A mesma estilista a estilista é o retrato da mulher moderna.
É esse o termo exato moderna pois a década de 1920 é também conhecida como : Modernismo.

Tudo isso veio seguido por conseqüência de uma moda mais democrática, mais acessível à massa, mais confortável para o dia-a-dia da mulher mais ativa, mais funcional, onde Chanel apareceu para desmistificar e democratizar a moda, dando as mulheres uma silhueta longilínea, cabelos mais curtos,  chapéus la garçonne a inserção do traje masculino no guarda roupa feminino, como a calça comprida, o blazer, dando um ar mais andrógino e a confecção de roupas com o uso de tecidos mais econômicos, bem como a possibilidade de usar Jóias reproduzidas em materiais mais economicamente viáveis, ou seja as bijuterias.
A década de 20 foi marcada pelo uso do preto, branco, do bege, conhaque, rose, terracota, um azul quase bebe e o marinho e o Jersey circulava entre os tecidos mais populares.

A maquiagem era marcante, com pele bem branca (pó de arroz), os olhos bem delineados em preto, lábios vermelhos tipo coração desenhado e sobrancelha bem delineada, foi umas das principais décadas para o aparecimento dos esmaltes que eram inspirados nas tintas dos carros, e se usava unhas mais escuras, mas também francesinhas, cabelos curtos no
melhor do estilo melindrosa da década, plumas nos cabelos bem com cabelos ondulados e marcados com o baby liss. Itens e assessórios indispensáveis eram: as anáguas usadas como roupa de baixo, intima, pelas mulheres independentes da época e ainda , piteiras super chics perolas em bijuterias, flores, chapéus cloche, meias-calça,

A diversão fazia parte da vida das pessoas nesta década e com ela a musica que trouxe a dança e a necessidade de vestir-se que influenciou as mudanças no modo de vestir deste período, entre os principais ritmos em voga estavam o: jazz, foxtrot e o charleston que faziam com que surgissem roupas adaptáveis a seus ritmos.

Os anos loucos como è conhecida a década de 1920 foi um ano de revoluções no modo de ver o mundo, no modo de comunicar com o mundo, e conseqüentemente no modo de vestir. A década foi influenciada pelo estilo chamado art deco, o cinema era mudo, Gloria Swanson e Charles Chaplin viviam seu auge. A década de 20 veio a confirmar as idéias de liberdade e revolução surgidas no final da década de 10. Até mesmo a alta-costura desta época foi simplificada favorecendo o funcionalismo.

Movimentos artísticos acompanharam a moda como, por exemplo:

Art Deco: uma mistura de vários estilos (ecletismo) e movimentos do início do século XX, incluindo construtivismo, cubismo, modernismo, bauhaus, art nouveau e futurismo.
Representa a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo. Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis são geometrizados. Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, Diferentemente da art nouveau, mais rebuscada, a arte déco tem mais simplicidade de estilo.

E também : Surrealismo, simbolismo, Impressionismo

Outros ícones foram Clara Bow e Greta Garbo, que viraria um mito do cinema com ajuda de um dos maiores figurinistas que já existiu, Adrian.
Mary Pickford entre elas, e a mais fashion dentre elas Louise Brooks.

Na década de 20 realizou-se no Brasil também a semana de arte moderna, movimento revolucionário para a década, liderado pelos artistas: Tarsila Do Amaral, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Oswald e Mario de Andrade entre outros.

Para conhecer e aprofundar-se na historia da moda da década não deixe de ler as biografias de: Paul Poiret, Elsa Schiaparell, Madeleine Vionnet e Coco Chanel
.
Em 1927, Dr. Wallace Carothers começaram a pesquisar novos polímeros e descobre a poliamida.

ENCICLOPÉDIA DA MODA

bottom of page