
Kenzo Takada
Primeiro designer Japonês a ser reconhecido em Paris.
Kenzo Nasceu em Himeji, no Japão no dia 27 de fevereiro de 1939. Sua paixão pela moda começou na infância folheando as revistas de moda de suas irmãs, decidindo anos mais tarde por estudar Moda, no Bunka Fashion College de Tóquio, abandonando assim, seus estudos na Universidade de Kobe, que cursava na época, contra a vontade de sua família.
Após graduar-se pela Bunka foi à Paris para tentar projetar-se no mercado, fazer contatos e vender desenhos.
Segundo Kenzo por (Morris, 1972: 23): "Quando trabalhei no Japão, não era bom para um designer. Você tinha que seguir a moda europeia. "
1964 : Chegou a Paris de barco, inicialmente a intenção era de permanecer por seis meses. Ele chegou em Marselha em 01 janeiro de 1965.
Segundo (Altman 1986: 12): "foi uma experiência de mudança de vida. Eu soube imediatamente que queria ficar. E assim eu fiz. Mas não sem me preocupar com dinheiro. Minha mãe mandou-me o dinheiro duas vezes, e na terceira vez que eu pedi, ela disse que não. Foi o que me obrigou a trabalhar. "Então ele começou a ir em busca das casas de moda e empresas de prêt-à-porter onde pudesse vender seus esboços, e uma das empresas ofereceu-lhe uma posição. Ele trabalhou como designer de tal empresa em Paris por quatro anos.
1970: Abre sua primeira boutique na galeria Vivienne, onde comercializa suas próprias criações, fazendo já bastante sucesso pelo seu estilo diferenciando que mistura culturas e pelo design inovador.
1971: Apresenta suas coleções em Nova Iorque e Tóquio.
1972: Ganha o premio “Clube dos editores de Moda do Japão”
Ele desenvolveu um talento especial para os shows de alto padrão, apresentando seus trabalhos em tendas de circo temáticos.
1983: Kenzo lançou sua primeira coleção masculina
1988: O primeiro perfume para mulheres chamado Kenzo de Kenzo.
1999: Kenzo retira-se do mundo da Moda deixando seu assistente na direção de arte da marca.
A marca Kenzo é atualmente de propriedade da LVMH,
2005: O designer re-aparece com uma linha de design de decoração, criando a marca Gokan Kobo, uma marca de utensílios de mesa e objetos de decoração.
A história do primeiros desenhos do designer, tem a ver também, com o fato de que ele não possuía muito dinheiro para comprar tecidos luxuosos,
tendo então, que misturar vários pedaços de tecidos para construir uma única peça.
Ele surpreendeu o mundo da moda com sua originalidade e pela celebração da fusão de diversas culturas, natureza e cores em seus projetos, é famosos por suas combinações de xadrez, flores e listras.
Apesar de seus desenhos terem se modificado ao logo do do tempo, suas principais características nunca foram perdidas ou seja, a essência do estilo ocidental com algo de oriental embutido. Foi Kenzo a abrir e pavimentar o caminho para que outros designers japoneses pudessem vir a Paris.
Kenzo Takada conhecido simplesmente como Kenzo, é o primeiro estilista japonês a ser reconhecido por profissionais de moda francesa e é considerado um dos mais influentes designers do prêt-à-porter.
ENCICLOPÉDIA DA MODA