
Década de 1990
No final dos anos 80 e início dos anos 90, a alta- costura francesa passa por uma grande reestruturação financeira. Grandes grupos assumem o controle de varais maisons, e muitos auxiliares altamente qualificados são dispensados.
Ao que tudo indica a alta-costura francesa não é mais o fervilhante laboratório de idéias das décadas passadas. O prêt-à-porter assumiu o leme do barco da moda, e as inovações tecnológicas facilitam a produção em massa de boa qualidade a preços acessíveis. O prêt-á-porter mundial conquistou um mercado de US$ 50 bilhões na Europa e na Ásia, o que atraiu os estilistas americanos. Filiais de lojas americanas foram abertas na Inglaterra e no Japão.
Muitos europeus, asiáticos e latino-americanos viajam para Nova Iorque para ver e comprar coleções mais baratas e distribuí-las em seus países.
Dos estados unidos para o mundo espalhou-se a moda. Agora não são mais as atrizes, mas sim as estrelas da música como Madonna, que inspiram novas tendências. A dance music fez nascer grande variedade de músicas fáceis de usar, que iam desde os mínimos tops e busties até vestimentas bem folgadas, que facilitassem os movimentos.Sob influência da televisão, os jornais passam a copiar roupas dos ídolos do funk e do rap, como bonés virados para trás e muitos cordões dourados.
Também dos Estados Unidos vem vários modelo de roupas retrôs usadas com inovações. Outras criações norte americanas são roupas justas de stretch, cotton, lycra e novas fibras sintéticas, que são copiadas em todo o mundo, sendo muitas delas destinadas a atividades esportivas.
Entre os bem jovens apareceu também o estilo grunge, com camisetas em tecido xadrez, bermudões largos abaixo dos joelhos, botas e gorros ou bonés inspirado na moda de grupos de rock, como o Nirvana.Depois que a revista Vogue mostrou fotografais do novo estilo, cartas e mais cartas chegaram à redação da revista manifestando-se contra o novo estilo.
Mas, a grande revolução da moda nos anos 90 deve-se à produção em massa de fibras sintéticas e semi-sintéticas. Resistentes, versáteis e baratas, elas têm ainda outra vantagem:não dependem dos instáveis recursos da natureza.além disso,são politicamente corretas, pois preservam a vegetação e os animais.
É impossível fazer um inventário completo de tudo que as mulheres vestiram na década de 90.Podemos apenas constatar que a moda usada pelas mulheres preocupou-se, sobretudo, em ser prática, leve, versátil e colorida.Textos e afirmações extraídas do livro (SENAC: 2000: Anos 90).
ENCICLOPÉDIA DA MODA