Tommy Hilfiger
Nasceu em Elmira em Nova Iorque nos Estados Unidos, no dia 24 de março de 1951. Sua mãe se chamava Virginia e trabalhava como enfermeira e seu pai Richard fazia relógios em uma relojoaria local, vindo de uma família de origem Irlandesamericana, onde ele era o segundo de nove irmãos.
Como de vontade de seus pais que almejavam que ele fosse engenheiro, Tommy estudou na Elmira Free Academy onde foi diagnosticado como sendo disléxico.
E logo depois, com 18 anos de idade aproximadamente, Tommy trabalhou em lojas, bem como iniciou a comprar jeans e calças boca de sino em Nova Iorque que ele costumizava e revendia para uma loja em Elmira, chamada Brown’s.
E então abriu sua própria loja que se chamada em inglês “The People’s Place” , traduzindo para o português seria algo como “ O lugar do povo”, uma loja que atraia muito os jovens, por ser muito moderna e interativa, muitas vezes existiam Djs que faziam performances ao vivo lá. Porém, não foi o suficiente para que sete anos depois de sua abertura a loja escapasse de um falimento, devido ao redirecionamento do mercado local para o Mall Arnot de nova Iorque.
1976: Se apaixonou por uma funcionária de sua loja chamada Susie Carona, com quem se casa e se muda para Mahatan logo após a falência. Então, os dois então contratados trabalhavam criando juntos para a Jordache uma marca de vestuário, vindo a ser demitidos logo após um ano. Foi cogitado por Perry Ellis e Calvin Klein.
1984: Abordado pelo empresário indiano Mohan Murjani para desenhar uma linha de sportswear ele aceita, o mesmo Mohan que lhe permitiria criar uma etiqueta em seu próprio nome, Tommy fecha contrato, anunciando juntamente com o empresário a chegada de Hilfiger no cenário da moda, com uma campanha massiva de marketing.
Fazendo com que certa vez, o designer declarasse a repórteres “Sou o novo Calvin Klein ou Lauren...”
Vindo assim a causar certa euforia e até irritação por parte do mercado da moda. Porém, sua tática ousada de autopromoção, que por certo momento ele chegou a pensar que fosse precipitada, funcionou e sua linha de roupas com sua escrita em vermelho, logotipo branco e azul tornaram-se muito populares.
1990: Fez muito sucesso com o mercado Hip Hop pelas suas roupas mais largas, bem como todo o mercado do gênero e muitas celebridades que quanto mais usavam, mais a marca vendia.
1996: Foi eleito pela CDFA, como o melhor designer do ano pela sua coleção menswear.
2005: Participou de um reality show pela rede tv CBS chamado, “The Cut”, onde 16 concorrentes competiam por uma vaga de trabalho como designer para Hilfiger, escolhendo a candidata Chris Cortez.
2006: Devido a uma queda de vendas, Tommy vendeu sua empresa para a Apax Partners, uma empresa de investimento privado pela soma de US $ 1,6 bilhões.
2010: A empresa fora revendida a Philips- Van Heusen o proprietário da Calvin Klein por, US $ 3 bilhões, de quem continua sendo de propriedade.
O designer fabricava grande parte de sua produção no território de Saipan nas ilhas Marianas do Norte, onde fica isento de muitas leis trabalhistas federais, incluindo o próprio salário mínimo. Bem como, juntamente com outros fabricantes foi acionado na justiça por trabalhadores das fabricas de Saipan por maus tratos.
Hilfiger teve 4 filhos com Susie sendo Alexandria, Richard conhecido no mundo do hip hop como Rich Hill, Elisabeth and Kathleen.
2008: Casou-se com a sua segunda esposa Dee Ocleppo no dia 12 de dezembro.
2009: Nasce seu quinto filho Sebastian Thomas Hilfiger, o primeiro com Ocleppo.
Hilfiger desenhou um estilo street wear urbano, calças baggy e camisetas coloridas, que foi considerado muito “cool” ou super in no estilo Preppy, principalmente nos anos 90, e entrou para competir em um mercado há muito tempo dominado por Ralph Lauren, mas Tommy tinha a ideia de dar um toque ainda mais jovial a este estilo de criar, jovializando os clássicos americanos, suas camisas oxfords brilhantes e coloridos, com bordados costurados na cor verde tornaram-se um must-have. Acrescentou também a sua marca, acessórios, perfumes, jeans e até mesmo uma coleção para casa. Foram estabelecidas franquias na Europa e Ásia.

ENCICLOPÉDIA DA MODA