
Karl Lagerfeld
Designer de moda alemão célebre por reinventar com maestria os estilos das marcas Chanel e Fendi, proprietário e designer de homônima marca é também fotógrafo.
Karl Otto Lagerfeldt nasceu em Hamburgo na Alemanha no dia 10 de setembro de 1938 embora esta data gere controvérsias, filho de um imigrado Russo (embora algumas pesquisas digam que seu pai era Alemão e que trabalhava para uma companhia de distribuição de leite condensado e que sua mãe Elisabeth Bahlmann era uma vendedora de lingerie de Berlin. Teve uma irmã mais velha, Martha Christiane, que nasceu em 1931 e uma meia-irmã chamada Thea, do primeiro casamento de seu pai.
Lagerfeld nasceu Karl Otto Lagerfeldt, o “t” foi removido como ele escreveu anos mais tarde em seu livro, The Karl Lagerfeld Diet, que parecia "mais comercial".
1953: Mudou-se para Paris em 1953. Onde ele inicialmente trabalhava como desenhista para casas de moda.
1955: Neste ano ele ganhou o segundo lugar em uma premiação no contexto, que foi pela associação francesa de lã, quem ficou com o primeiro lugar foi Yves Saint Laurent. Porém, Lagerfeld teve seu casaco produzido por Pierre Balmain de quem Karl tornou-se assistente e com quem permaneceu por três anos até tornar-se diretor de arte de outro grande mestre, Jean Patou. Com Patou Karl permaneceu por cinco anos. E então trabalhou para nomes como Krizia, Charles Jourdan e Valentino.
Lagerfeld além de estilista, já mostrava sua polivalência para com o mundo da moda, sempre interessado em música, arte, design, história, começa a demonstrar também sua afinidade com a fotografia, além de ter desenhado figurinos para óperas do teatro La Scala de Milão.
Quando o prêt-à-porter veio à tona, Karl encontrou no mercado a oportunidade de ser um Fashion designer autônomo.
1967: Inicia sua colaboração com a marca Chloé, e depois com a Fendi, esta, com que colabora até os dias de hoje.
1973: Em sua coleção de primavera para Chloé foi por oferecer algo tão surpreendente e inovador, mostrando jaquetas e casacos soltos, camisa estampada de seda. Ele desenhou algo que ele chamou de saia "surpresa" , que ia até a altura dos tornozelos em seda plissada, tão solto que ele escondeu o fato de que eram na realidade calças, tornando-as assim uma tendência. Além é claro a inteira coleção foi sucesso imediato na época.
1975: Motivado pela sua também paixão por perfumes ele cria “Chloé”. Tornando-se assim o primeiro grande estilista de prêt-à-porter a criar produtos antes mesmo de lançar a sua própria marca. E anos mais tarde, lançou os perfumes: Lagerfeld, Photo, Jako e Kapsule além do último em colaboração com o grupo Coty.
1983: Torna-se diretor da casa Chanel, o que o elevou ao status de gênio da moda, ao reinterpretar com maestria o estilo de Chanel.
1984: Lança sua própria marca Karl Lagerfeld.
2005: Lagerfeld vendeu suas marcas (Lagerfeld Gallery and Lagerfeld) a Tommy Hilfiger, mantendo-se na direção criativa.
Lagerfeld certa vez falou de sua mãe, agradecendo-lhe pelo fato de ele nunca ter fumado. Ela certa vez me disse: "Se você fuma, suas mãos estão sempre em exposição, e as suas, não são particularmente agradáveis", disse ela. Eu nunca tive um cigarro. “Eu queria agradá-la porque ela odiava qualquer coisa de segunda categoria ", disse o estilista , que é também famoso por ter perdido muitos quilos e ter lançando o livro A Dieta de Karl Lagerfeld.
O designer é um “workholic” da moda, bem como o maior expoente da polivalência na moda até os dias de hoje, de muitas facetas . Desde o início já começou criando figurinos para nada menos que o teatro Scala de Milão, colaborou com Balmain, Patou, Valentino, até que ele mesmo tornara-se um gênio da moda vivente. Colaborou com inúmeras marcas e dos mais variados gêneros como por exemplo: Krizia, Curiel, Tiziani, Mario Valentino, Repetto, Monoprix, a Japonesa Isetan, foi designer de calçados para Charles Jourdan, de suéteres para Ballantyne, consultor de Moda para Trevira desenhou os figurinos para os filmes Carmen e em 2002 para Callas Forever, desenhou roupas para o show Re- Invention tour de Madonna, e recentemente para o Showgirl tour de Kylie Minogue.
Colaborou também com a colossal sueca H&M desenhando uma linha, que cujas peças não duraram na loja por muito tempo, vindo a esgotar-se em apenas dois dias, vindo a serem imediatamente reabastecidas.
Karl é também um fotógrafo renomado em seu portfólio de trabalhos estão nada menos do que edições para Vogue Alemã e Russa, Harper’s Bazzar, além de campanhas publicitárias para as próprias Fendi, Chanel e Karl Lagerfeld a cada temporada entre inúmeros outros trabalhos. Ele também fotografou pessoalmente Mariah Carey para a capa da revista V em 2005.
Na década de 1980, o conto de Hans Christian Andersen "A Roupa Nova do Imperador", foi publicado com desenhos de Lagerfeld.
O designer também foi o tema de um reality show francês chamado Signe Chanel em 2005. O show cobriu a criação de sua coleção de alta costura Outono / Inverno 2004-2005 l. Foi ao ar no Sundance Channel, nos Estados Unidos durante o outono de 2006.
Karl Lagerfeld assinou um acordo de exclusividade com a Dubai Infinity Holdings (DIH); uma empresa de investimentos que irá focar em um projeto pioneiro no segmento, aquele em setores não-convencionais de crescimento, para atender as necessidades de mercado. Karl Lagerfeld irá projetar casas de edição limitada na Ilha da Moda primeira da história que será em Dubai nos Emirados Árabes situado no desenvolvimento icônico, The World. Esta será uma colaboração exclusiva entre a Dubai Infinity Holdings e Karl Lagerfeld em todo o GCC e Índia.
2010: O designer também assinou contrato com a Orrefors , fabricante sueca de cristais para a concepção de uma coleção de arte de cristal sob o nome de Orrefors por Karl Lagerfeld.
Karl Lagerfeld foi imortalizado em muitas formas: pins, camisetas, bonecos e até em garrafas de refrigerantes, sendo um dos designers mais "pops" e e celebrados nos dias de hoje.
ENCICLOPÉDIA DA MODA