top of page

Oscar de La Renta



 

 

 


Oscar Aristides Renta Fiallo nascido em Santo Domingo na República Dominicana no dia 22 de julho de 1932. Seu pai era Porto Riquenho e sua mãe Dominicana

1950: Deixa a República Dominicana para estudar pintura na Academia de San Fernando em Madrid-Espanha.
No ano seguinte, ele começa a desenhar para as principais casas de moda espanholas, o que o levou a um aprendizado com o costureiro mais renomado da Espanha na época, Cristóbal Balenciaga. Passado esse período, De la Renta deixou a Espanha para se juntar a Antonio Castillo, como assistente de costura na casa Lanvin, em Paris.

1963: Já neste ano, Oscar, dividia-se entre projetar sapatos e acessórios para Christian Dior e personalizar roupas para Elizabeth Arden.
Percebendo seu verdadeiro interesse em difundir o prêt-à-porter, La Renta pediu conselhos para editora-chefe da revista Vogue  Diana Vreeland explicando que ele realmente queria trabalhar com prêt-à-porter, porque  segundo ele "era onde estava o dinheiro" . Vreeland respondeu: "Então vá para a Arden, porque você vai fazer a sua reputação mais rápido. Ela não é uma designer, então ela irá promovê-lo. No outro lugar, você sempre será eclipsado pelo nome de Dior."

1963-1965: Oscar de La Renta mudou-se definitivamente para Nova York, para projetar a coleção de alta costura para a Elizabeth Arden.


1965: Foi trabalhar para a marca Jane Derby, quando Derby morreu, em agosto de 1965. Então, Oscar de La Renta assumiu a marca no mesmo ano, bem como, fundou sua própria marca de prêt-à-porter.

Ele ganhou atenção por suas coleções inspiradas na cultura cigana e russa, sugerindo a sofisticação cosmopolita que caracterizariam a sua produção criativa ao longo das décadas seguintes. Essas coleções foram sempre distintamente modernas, ainda que, também possuíssem qualidade, eram românticas femininas em ambas as linhas, tanto a de sportwear americano, quanto a europèia de alta costura.

1967: Oscar se tornou o terceiro marido de Françoise de Langlade (1931-1983) editora-chefe da Vogue francesa. Segundo o jornal americano The New York Times, observando após sua morte (dela):" Ela também foi amplamente creditada por alguns dos sucessos de seu marido, o estilista Oscar de la Renta. Embora ela não fosse ativa nos negócios dele, ela atraiu muitos dos ricos e famosos para seus shows. "

1973-2002: O talento de De La Renta recebeu reconhecimentos internacionais contínuos. Tais como:

• Conselho de Estilistas de Moda da concessão do ano em 2000 e em 2007 (empatado com Proenza Schouler);
• 1990, ele foi homenageado com o Lifetime Achievement Award CFDA.
• De 1973 a 1976, e de 1986 a 1988, atuou como presidente do CFDA;
• Duas vezes vencedor do Prêmio da Crítica de moda norte-americana e foi introduzido no Fame em 1973;
• De 1993 a 2002, Oscar de la Renta desenhou a coleção de alta costura para a casa de Pierre Balmain, tornando-se o primeiro designer Dominicano  a trabalhar  para uma casa de alta costura francesa.

A República Dominicana também o homenageou com a Ordem de Juan Pablo Duarte e a Ordem da Colón Cristóbal. De La Renta tem contribuído largamente para a construção de uma escola muito necessária perto de sua casa, no Punta Cana Resort e Club, em Punta Cana.
De La Renta serve como membro do conselho da Metropolitan Opera, no Carnegie Hall, e WNET. Ele também atua nos conselhos de diversas instituições de caridade, tais como os nova-iorquinos para as Crianças, a Sociedade dos Estados Unidos, e atualmente é presidente do Instituto Espanhol Rainha Sofia.

O rótulo, de La Renta é considerado como dono de um design de luxo casual para as mulheres da sociedade. Elementos consistentes de sua visão incluem: uma paleta de cores vibrantes; estampas delicadas de seda; o uso de babados e silhuetas suaves. Ele é talvez, mais conhecido por suas roupas de noite e roupas para as mulheres, que ao longo dos anos transformaram seus guarda-roupas com peças coringas. O estilista possui (e possuiu) entre sua  fiél clientela, de socialites a ex-primeiras-damas, Jacqueline Kennedy Onassis, Nancy Reagan, e Hillary Clinton. Sua marca produziu também moda masculina, acessórios, perfumes, e porcelana fina.

Ele foi um dos três principais pupilos do Barão de Gunzburg, os outros foram Bill Blass e Calvin Klein.


Dois de seus principais concorrentes são: Carolina Herrera e Carmen Marc Valvo.

 

1989: O designer casou-se com Annette Reed (1939 -). Ela é a ex-esposa do editor da revista American Heritage, Samuel Pryor Reed .
De La Renta tem enteados de ambos os casamentos. Ele também tem um filho adotivo, Moisés de La Renta

ENCICLOPÉDIA DA MODA

bottom of page