top of page

Chirstian Dior



 

Foi um estilista e empreendedor francês, fundador da casa Dior.

Christian Dior nasceu no dia 21 de janeiro de 1905 em Granville-França, e morreu em Montecatini Terme- Itália, no dia 24 de outubro de  1957 . Era filho de um industrial francês. Por vontade de seus pais, frequentou a Escola de ciências políticas de 1920 a 1925, deixando os estudos três anos mais tarde, para abrir com a ajuda financeira dos pais uma pequena galeria de arte, que fechou em 1928 por motivos financeiros.



1930: Começa a colaborar com a moda ilustrando uma revista semanal.

1931: Foi um dos piores anos da história de Christian Dior, sua mãe morreu de câncer, a empresa de seu pai foi à falência, além de ele próprio ter contraído tuberculose.

1937: O estilista trabalhou com  Robert Piguet até ser chamado ao serviço militar em 1939.

1942: Juntou-se a casa do designer parisiense Lucien Lelong.

1947: Lança a Casa Dior e  apresenta o que viria a ser o maior marco da sua história e um dos maiores na história da moda, o revolucionário "New Look", que consistia, em uma silhueta de ombros pequenos, cintura natural, e uma saia volumosa, uma mudança drástica no modo de vestir que, teve início logo após a II guerra mundial e perdurou pela década de 1950.

Apesar, de Dior ter reinventado a moda no período pós-guerra, sua carreira como designer de moda foi breve, vindo a falecer em 1957, em um spa no norte da Itália, a causa de um ataque cardíaco  devido a um engasgo com uma espinha de peixe no jantar. Marcel Boussac enviou o seu avião particular para Montecatini para trazer o corpo de Dior de volta a Paris, onde "algumas" 2.500 pessoas assistiram ao seu funeral, incluindo celebridades de todo o mundo, e outras tantas figuras de renome, que também formavam a clientela do estilista, tais como a duquesa de Windsor.

ENCICLOPÉDIA DA MODA

bottom of page