Salvatore Ferragamo
Foi um designer italiano de calçados, considerado um dos mais influentes e visionários de seu tempo.
Salvatore Ferragamo nasceu em Bonito, província de Avellino (Florença), Itália, no dia 5 de junho de 1898.
1960. Trabalhou um ano em Nápoles na fabricação de calçados. E logo depois, retornou a Bonito, abriu seu próprio negócio onde construía calçados artesanalmente para as senhoras do local.
1914: Parte para Boston nos Estados Unidos para trabalhar em uma fábrica de calçados com seu irmão, que já trabalhava ali há algum tempo. Após uma breve permanência, se transferiu para Santa Barbara na Califórnia onde abriu um pequeno negócio de reparação de calçados e confecção de calçados sob medida. Trabalhou para a American Film & Co. Chegou também a estudar anatomia na Universidade da Califórnia.
1923: Muda-se novamente, desta vez para Hollywood, onde abre a” Hollywood boot Shop” e em pouco tempo havia se tornado o “sapateiro das estrelas”.
1927: Retorna a Itália estabelecendo-se em Florença e abre seu primeiro laboratório em Rua Mannelli 57, onde produzia sapatos femininos destinados ao mercado americano.
1928: Abre a empresa Salvatore Ferragamo.
1933: A empresa declarou falência devido a ma administração.
1938: Acabando a Guerra, Ferragamo percebeu que, o mercado ainda era receptivo a seus produtos e estabeleceu sua empresa no Palácio Spini Feroni, tornando o local um ponto de encontro comum para atrizes de cinema, personagens do Jet set e de famílias reais que, vinham a seu show room encomendar calçados, considerados extraordinários em qualidade e criatividade.
1939: Contratado pelo estilista o pintor futurista Lucio Venna, produz a primeira publicidade de Ferragamo e cria também a etiqueta da marca.
1960: Morre em Florença, deixando sua Mulher Wanda Ferragamo e outros seis filhos sendo eles: Fiamma, Giovanna, Ferruccio, Fulvia, Leonardo e Massimo.
Salvatore é considerado um dos mais influentes designers de calçados da história suas criações eram de vanguarda e extrema qualidade, criava desde sapatos mais tradicionais e elegantes ate aqueles mais conceituais, considerados por muitos como bizarros, e alguns até obras de arte, servindo de inspiração para outros designers contemporâneos a ele.
Sua mulher, Wanda, deu continuidade aos negócios da família, assumindo o controle da marca que, até os dias de hoje permanece de propriedade da família Ferragamo. Seus filhos possuem cada um, um rolo importante dentro da empresa, senão por Fiamma que morreu em 1998, também estilista da marca, ela criou sapatos históricos e acessórios para sapatos.
1995: Wanda Miletti Ferragamo inaugurou o museu Salvatore Ferragamo, dedicado a obra do fundador onde estão conservados entre tantas coisas, as formas dos sapatos que fez para muitos personagens importantes.
2006: O museu foi reaberto no Palacio Spini Feroni, sempre em Florença na Itália.

ENCICLOPÉDIA DA MODA