
Década de 1980
Década onde a moda torna-se exagerada e cheia de contraste.As roupas podiam ser largas ou justas, em tons pastel ou néon curto ou longo, sexy ou comportado, sofisticado ou inocente. O corpo é modelado pelas academias de ginástica, e os músculos ficam à mostra.
Os anos 80, se caracterizaram também pela febre de shoppings, onde se instalaram lojas, muitas lojas dedicadas aos jovens com roupas esportivas, para surfar e para andar de skate. Lojas de departamentos também fazem parte da história da moda do período.
Como comenta RODRIGUES (SENAC: 2.000, pág: 278)
[...] os shoppings mudaram os hábitos de sair especialmente para comprar uma roupa. Em geral, vende bem quem tem a melhor vitrine...ou o melhor preço. A vizinhança com muitos concorrentes aumenta a necessidade de estar atualizado, de ser diferente. E, ao mesmo tempo, ter coerência co o que está na onda.
Estavam na onda, o jeans, que recebiam detalhes diferentes nas butiques.Ao algodão mistura-se a lycra, e os modelos são justinhos para acompanhar os collants, hoje conhecidos como bodies. Os joggings eram usados em todas as ocasiões, assim como outras roupas esportivas de moletom, lycra, jérsei, de náilon, tac-tel e neoprene.Começa-se a usar leggings e bermudas de ciclistas.
As etiquetas são ostentadas pelos yuppies, que não dispensavam camisetas em tecidos nobres e acessórios caros e sofisticados, como canetas e relógios. As gravatas eram largas e coloridas e os tênis tinham que ser importados.
Também criam fama os vestidinhos colantes de couro, as minissaias azuis, coletes que parecem espartilhos e outras peças de couro vistas de um ângulo inteiramente novo. Os brasileiros inspiram-se nas coleções internacionais para fazer roupas adequadas ao seu país.
ENCICLOPÉDIA DA MODA