top of page

Christian Lacroix



 


É um Designer de moda e empreendedor Francês, sua moda foi uma das  ícones de estilo dos anos 80.

Christian Marie Marc Lacroix nasceu em Arles, Bouches-du-Rhône no sul da França no dia 16 de maio de 1951. Ainda com pouca idade começou a criar figurinos e roupas. Em 1969 terminou o segundo grau e mudou-se para Montpellier para estudar História da arte na Universidade de Montpellier.

Logo após a universidade, inscreveu-se na Sorbonne em 1971 bem como na escola do Louvre, na ultima estudando como curador de museus. Em 1974 se casou com Françoise Rosenthiel.


Mas foi no ano de 1978 que o designer obteve sua primeira grande experiência no mundo da moda tornando-se assistente di Guy Paulin, da Hermés e desde 1987 trabalha para a casa de Moda de Jean Patou.

 

1987: Funda a Maison Christian Lacroix. No mesmo ano recebeu o CFDA como “estilista mais influente”.

1989: Veem abertas novas boutiques em Paris, Arles, Londres, Genebra, Japão entre outras.

1999: Sua Maison começa a produzir uma linha de perfumes.

2002: Veem desenvolvida uma linha de joalheria.

2004: Christian Lacroix expande a própria produção também a produção de lingerie e moda masculina. No mesmo ano desenha o uniforme do staff da companhia aérea francesa Air France.

2007: Cria o vestido de cor champanhe, endossado pela atriz Helen Mirren na cerimônia do Oscar 2007, considerado pela critica de moda, um dos vestidos mais lindos já vistos numa cerimônia de Oscar.


Lacroix, por muitas vezes ao longo se dua carreira, teve como inspiração para sua linha de alta-costura nas tradições do sul da França, bem como em outras culturas, em folclores, favorecendo também as cores quentes do mediterrâneo, com isso, ganhou as manchetes com suas criações opulentas e fantasiosas.

 

2009:  A casa de moda vem comprada pelo grupo de moda varejista duty-free Falic, que  demitiu todos os funcionários.
E a Lacroix alta-costura foi inteiramente financiada pela iniciativa privada do próprio estilista onde a cada modelo foi pago 50 euros. "Eu não queria chorar", disse Lacroix "Eu queria continuar, talvez de uma maneira diferente, com um atelier de pequeno porte. O que realmente me importa é as mulheres que fazem este trabalho", disse Lacroix sobre sua última coleção de alta costura .

Ao longo de sua história nunca deu lucro e relatou uma perda de € 10 milhões em 2008.


Em maio de 2009 Christian Lacroix pediu concordata, recebendo diversos licitantes, oferecendo-se para investir na casa de moda sem aceitações confirmadas.

 

Lacroix foi  diretor criativo da  marca Emilio Pucci de 2002 a 2005.

Seu estilo é marca constante nos “red carpets” pelo mundo afora, desenhou inclusive, o vestido de casamento da cantora pop Christina Aguilera.

Hoje, a Lacroix possui aproximadamente 60 pontos de venda na França e algo em torno a 1000 pontos de venda espalhados pelo mundo.
Em 2007, em parceria com a Avon Cosmetics, introduziram a nova fragrância feminina, Christian Lacroix Rouge, com loção de banho, gel de banho e a Christian Lacroix Noir, além de outras consecutivamente.

E além disso, criou figurinos para ópera, teatro, dança, perfumes, acessórios e criou muito mais que moda, criou um estilo todo seu, muito fácil de ser identificado, com roupas fantasiosas, bem ajustadas, estruturadas, elegantes. O estilo Lacroix.

ENCICLOPÉDIA DA MODA

bottom of page