Ampulheta

Para quem tem
uma cintura bem definida,
em consequencia, um
corpo equilibrado,
e as formas bem definidas!
Uma figura chamada por muitos consultores de imagens por forma ampulheta é caracterizada por uma cintura estreita, com maior busto e quadris na mesma proporção, conhecido no Brasil como "corpo violão". Podendo este ser mais magro ou mais preenchido.
Se mais magro existem curvas que devem ser mostradas a cada oportunidade. Porém aconselha-se, optar sempre pelo bom gosto, para não correr o risco de cair na vulgaridade, o que, com formas perfeitas, não sabendo como vesti-las pode acontecer.
Já no caso de que a estrutura seja a mesma ou seja ampulheta porém, mais “ cheiinha” mais preenchida, é importante estar atento aos excessos, procurando diminuir visualmente quadris e seios.
A maioria dos estilos de calças caem bem nesta silhueta, cintura alta ou baixa, menos as muito largas. O itens a se evitar seriam: calças mais estreitas nos tornozelos, especialmente se, a estrutura é uma ampulheta muito curvilínea, porque ela poderia aumentar a sua parte inferior, quadris (ou seja, engordar) .
Tal como acontece com jaquetas, assessórios, saias e calças com cintos ajudam a realçar a cintura. A melhor saia para esta silhueta seria a saia lápis, que mostra bem a relação entre, sua cintura e medida do quadril, dando-lhe uma silhueta sexy. A saia de linha A, também é aconselhada, contanto que elas caiam suavemente pelos quadris, sem serem completamente justas, mas também sem volumes ou babados nos quadris.
Vestidos para evitar seriam, por exemplo: aqueles muito justos em cima e em baixo. Além disso, evite vestidos com corte enviesados, pois estes são projetados para dar curvas, o que não seria o caso sendo que a silhueta ampulheta é por si curvilínea.
Evitar bainhas retas bem como em caso de seios muito protuberantes, procure evitar babados e laços no corpete, desistir de blusas de gola alta ou aquelas com detalhes volumosos.Prefira, decotes do tipo " canoa" e todo aqueles mais abertos.
Já se si é mais formosa, no quadril, aconselha-se a ignorar saias justas, optando por aquelas que caem delicadamente sobre os quadris.
Os vestidos que são montados na parte superior e que seguem uma linha de saia também podem fazer-nos parecer maiores. Evitemos babados e pregas, pois estes adicionam volume, melhor ir para uma forma simplificada de mostrar a sua silhueta furtiva.
As famosas pin ups da década de 1950 exibiam e celebravam esta forma!
Não esconder as formas em largas camisetas ou jumpers seria também uma máxima. Afinal existem como tratado acima, tantas outras alternativas mais atrativas e elegantes para o corpo com curvas, mesmo para as curvas mais volumosas e que principalmente poderiam deixar-nos mais elegantes sem cair na vulgaridade, o que é um fator de se considerar quando se trata de curvas.
Pode- se usar batas também, mas conselho: adicione um cinto para dar formas.
Para os pés a ideia seria a de seguir as curvas do corpo, harmoniosamente, ao invés de usar sapatos bicudos ou angulares. Optar-se por sapatos de bicos mais arredondados, que complementariam a estrutura natural deste tipo de forma sapatos como: estilo" peep toe", acrescentariam glamour ao visual.
Já se aconselharia a fugir de botas com saias no tornozelo, pois esconderiam os tornozelos elegantes. E meias-calça coloridas também seriam perfeitas, com as pernas bem torneadas caracteristica deste tipo de corpo.
Para acessórios: cintos fashion e elegantes, estariam em perfeita harmonia com a silhueta ampulheta. Aproveitar ao máximo os cintos de cintura, enquanto eles estão na moda, especialmente os coloridos com um fundo mais neutro.
Evitar: Jóias enormes, angulares, que poderiam prejudicar a harmonia das curvas, podendo ficar excessivo!
Vale lembrar que cada instrução vai unida ao bom gosto, e ao bom senso.
E o proposito é ajudar vos a conhecer silhuetas e proporções, para poder auxiliar na hora do se vestir-se. Sabendo das "leis" de proporção,
e ainda assim querer transgredi-las o estaríamos ao menos fazendo com propriedade. Afinal ser feliz é sempre o mais importante!
ENCICLOPÉDIA DA MODA