top of page

John Galliano



 

 


 

 

 

 

 


 

 

 


Um dos mais influentes designers contemporâneos.

 

Juan Carlos Antonio Galliano-Guillén nasceu em Gibraltar no dia 28 de novembro de 1960. Seu pai era um encanador de nome Juan e sua mãe era uma professora de flamenco espanhola e se chamava Anita, ele teve duas irmãs, Rosemary e Immaculada.

 

Galliano tinha somente seis anos de idade quando se mudou com sua família para a Inglaterra, em busca de trabalho, estabelecendo-se em Streatham, sul de Londres, passando por outras localidades até chegar a Brockley.



Devido a sua sensibilidade criativa e até mesmo timidez, foi vitima de bulling na escola. E desde pequeno,  

vestir- se bem e com estilo era uma marca não só sua, mas de suas irmãs também, que estavam sempre impecáveis.

1984: Se graduou em moda pela escola de arte e design de Londres, a Central Saint Martin College com as melhoras notas e honras.



A primeira coleção criada por ele foi independente, porém, comprada inteiramente e revendida pela boutique de moda de Londres chamada Browns.
Então Galliano cria sua própria marca a  “John Galliano” bem como foi o tempo em que conhece alguns de seus principais colaboradores de longa data como Amanda Harlech por exemplo.
Desde então, Galliano obteve ajuda financeira de vários empreendedores da época até que, em 1988 muda-se para Paris aconselhado pelo agente alemão Faycal Amor, para poder buscar patrocínio para seu trabalho.

1989: Apresenta seu primeiro desfile como parte da Semana de Moda de Paris.

 1991: Colaborou com Kylie Minogue, desenhando  o figurino para o seu show Let’s Get to It.

1993: Acaba o acordo financeiro de Galliano com a marca de Amor, ficando fora da temporada de outubro. Logo em seguida, com a ajuda da editora chefe da Vogue americana Anna Wintour e Andre Leon Talley seu então correspondente internacional, um dos maiores intendedores de moda do mundo, jurado do programa American Next Top Model, o designer foi introduzido ao socialite português e patrono da moda Sao Schlumberger bem como a financiadores do grupo Arbela Inc, John Bult e Mark Rice, que era o que o designer necessitava na época para desenvolver seus projetos e deslanchar em Paris.

O patrocínio foi essencial para coleção da casa de moda Galliano, e seu desfile incluiu modelos como Naomi Campbell, Kate Moss, Linda Evengelista, Helena Christensen.
Galliano em seus desfiles se distanciava cada vez mais das formas de prèt-à-porter, relacionando-se mais com a alta-costura,  com acabamentos e técnicas tecidos e materiais de primeira qualidade, relançando a técnica da alta-costura em uma escala menor o que o projetou para Paris e ao mundo. Seus desfiles eram algo de inusitado, irreverentes e artísticos ao mesmo tempo, e suas roupas eram perfeitas. Tudo isso fez com que entre seus clientes em seus desfiles estivessem pessoas como Madonna e Beatrice Rothschild.

1995: Foi contratado por Bernard Arnault proprietário do conglomerado de bens LVMH para ser diretor de moda da casa Givenchy e sua alta-costura, o primeiro estilista inglês a desenhar para uma marca francesa, um ano depois apresentou a sua bem sucedida primeira coleção de alta-costura para a marca.

Dois anos depois a LVMH transfere Galliano para para a casa de moda, também de propriedade do grupo,  a Christian Dior, substituindo o designer italiano Gianfranco Ferré. Seu primeiro show de alta costura para Dior coincidiu com o 50 º aniversário da marca.
John Galliano foi premiado como designer britânico do ano por bem 4 vezes sendo em: 1987,1994, 1995 e 1997 este último ele dividiu com outro designer inglês, Alexander McQueen seu sucessor na Givenchy.

2001: Foi premiado pelo CBE por seus serviços na indústria da moda como designer, recebendo o prêmio no palácio de Buckingham em Londres.

2009: Foi condecorado com a Legião de honra da França por Nicholas Sarkozy.

Galliano partilhou a sua casa de Paris com o seu namorado  de longo prazo Alexis Roche, consultor de estilo. O estilista se tornou uma figura conhecida nas ruas de Le Marais, uma área de Paris popular com gays e também da comunidade judaica da cidade. Consta que ele próprio tem ascendência judaica dos judeus sefarditas que vieram de Espanha e Portugal no século 19.

Característica forte de seu estilo criador é a alfaiataria e detalhes delicados, porém suas apresentações são completamente teatrais já passando por temas como piratas, invasão Russa etc...Como criador possui uma sensibilidade incrível  uma imaginação inesgotável e um talento de atribuição divina, é capaz de traduzir tudo isso em suas roupas de maneira quase intimidatória.  Famoso pelos seus figurinos Final-bow, suas fantásticas roupas com fundos coloridos, já terminou seus desfiles vestindo as mais diversas fantasias.

Suas maiores contribuições para  a indústria da moda até os dias de hoje são suas coleções: Blanche Dubois, Napoleon e Josephine, Princess Lucretia.

John Galliano foi o responsável pelos mais surpreendentes desfiles de moda de nosso tempo, sendo considerado por críticos de moda, jornalistas e especialistas juntamente com Karl Lagerfel os últimos gênios da moda. Sua criatividade transcende  vai além do esperado e jamais imaginado. Seus desfiles de alta-costura são espetáculos de moda, a teatralidade de suas obras juntamente com o conceitos de tendência que propaga o tornaram único, no gênero.
 

Comemorou em 2010, 15 anos a frente da direção criativa da Dior inspirada no ilustrador René Gruau.

E para sua própria companhia a John Galliano o designer ofereceu um desfile todo em referência aos anos 20

O designer considera a atividade física importante para conseguir manter a mente também em equilíbrio, correndo todos os dias em volta ao Sena em Paris.

Devido a um relato sobre uma possível agressão verbal de conteúdo racista contra alguns clientes de um café em Paris, dos quais ele se desculpou, está em julgamento onde se, considerado culpado, o designer poderá pegar até 6 meses de prisão além de uma multa de €22.000 euros, por injúria pública com base na origem, raça ou etnia, filiação religiosa. Sob o episódio existe também um vídeo na internet.

A casa Dior considerou o comportamento do estilista “odioso” e não condizente com os ideais da marca, o que os levaram a efetivar a sua imediata demissão, desvinculando assim a imagem do estilista da imagem da marca Dior.

O episódio causou ainda muita polêmica no meio artístico , com pronunciamentos da atriz e imagem da marca Dior para o perfume Dior Cherrie, a vencedora do prêmio Oscar 2011 Natalie Portman,  de origem judaica de quem cujo os bisavós foram assassinados pelo regime nazista no campo de concentração de Auschwitz sentiu-se ofendida e agredida pronunciando-se publicamente para expressar sua indignação.

Apesar de sua polêmica vida pessoal e controvérsias, ou momentos de insanidade, John Galliano que pediu disculpas veementemente, hoje, é o estilista e proprietário da John Galliano, marca que possui há 30 anos, e um dos gênios da moda vivente, capazes de elevar a moda a algo a mais.



Atualmente o designer retornou ao mundo da moda, pelas portas da Maison Oscar de la Renta com a qual assinou e assinará  algumas coleções. 

ENCICLOPÉDIA DA MODA

bottom of page