Valentino Garavani
Estilista italiano, considerado o melhor costureiro da história da Moda e fundador da Valentino S.P.A.
Valentino Clemente Ludovico Garavani. nasceu em 11 de maio de 1932 em Voghera região sul da província de Milão. Estudou Fashion Designer e francês na Academia das Artes em Milão indo depois para a Câmara sindical da Cultura Parisiense. Enquanto ainda era estudante, ele foi premiado com um prêmio de design de moda pelo Secretariado Internacional da Cultura Parisiense.
1950: Em Paris, então com 18 anos de idade tem seu seu primeiro trabalho oficial, que foi como costureiro de Jean Desses. Mais tarde trabalhou para Guy Larroche, e depois de uma discussão com seus pais Valentino decide retornar a Roma.
1960: Lança seu primeiro Atêlier, em Roma na elegantíssima Via Condotti , bem como sua primeira coleção.
Tendo como uma de suas primeiras clientes a atriz Elizabeth Taylor, então em Roma na época para rodar o filme Spartacus.
1963: Lança sua primeira coleção completa, no Palácio Pitti em Florença, a então capital da moda na época. Sua coleção foi aclamada no mundo todo.
1967: Ganha o prêmio Neiman Marcus, o primeiro de muitos. Além de aparições em capas de ambas as revistas Time e Life seguida.
1968: Valentino foi escolhido por Jackie Kennedy para que desenhasse o vestido do seu casamento com Aristóteles Onassis.
No final dos anos 1960, Valentino conhece Giancarlo Giametti, um ex-estudante de arquitetura que viria a ser o cérebro por trás da casa de negócios de moda em expansão.
1970: Lança coleções ready-to-wear, para homens e mulheres, estreando.
Ainda nesta década passa um tempo considerável em Nova Iorque, onde sua presença era muito bem recebida pelas celebridades da época entre elas a editora-chefe da Vogue, Diana Vreeland e o ícone da arte Andy Warhol.
1989: Abre também a Roma a Academia Valentino, projetada pelo arquiteto Tommaso Ziffer, um espaço cultural localizado perto de seu ateliê em Roma, para a apresentação de exposições de arte.
1990: Incentivado por sua amiga Elizabeth Taylor, Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti criam a L.I.F.E, uma associação de apoio a pacientes com AIDS, beneficiada através das atividades da Academia Valentino.
1998: Valentino e seu sócio Giancarlo Giammetti vendem a companhia por aproximadamente €800 milhões de euros para o grupo HDP um conglomerado italiano controlado, em partes por Gianni Agnelli, o então cabeça da Fiat, que consecutivamente a vendeu em 2001 ao grupo Marzotto (gigantes da indústria têxtil de Milão) por aproximadamente $200 milhões.
2005: O grupo Marzotto cria a Valentino Fashion Group, que funciona separadamente com preocupação de capital aberto.
2006: O então atual presidente da França Jacques Chirac atribuiu a Valentino o título de Cavalheiro da ordem de honra da França. "Estou muito honrado", disse Valentino, que já recebeu prêmios de vários países incluindo a Itália e os EUA .
2007: Valentino anuncia que em 2008 se retiraria da indústria e da Marca homônima.
Apresenta sua última coleção feminina de prêt-à-porter em Paris em Outubro do mesmo ano. Sua ultima apresentação de alta costura foi apresentada em Paris no museu Rodin, em janeiro de 2008. Onde foi ovacionado, aplaudido em pé por todos, incluindo nomes notáveis de todas as áreas do show business. E muitas modelos voltaram às passarelas somente para o último desfile de alta-costura de Valentino: Eva Herzigova, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Nadja Auermann, Karolina Kurkova e Karen Mulder
Valentino Garavani como todas as mega estrelas é conhecido apenas por seu primeiro nome, é o maior costureiro da historia da Itália, e um dos designers mais respeitados dos que expuseram em Paris. Favorito das divas de todos os lugares do mundo, das maiores estrelas de Hollywood, mestre em vestidos de festa, impecavelmente cortados, com toques dramáticos, babados, bordados e românticos. Elegância absoluta. Sem mais nem menos, na medida certa, precisão é sinônimo de Valentino. Por isso atraia os clientes mais endinheirados e fiéis.
O estilista é também sinônimo da cor vermelho, após uma viajem para Espanha onde percebeu vários tons de vermelho vivo, ele resolveu criar um tom particular para a cor. Criado pelo designer para algumas de suas roupas, o vermelho Valentino é um tom muito acesso de vermelho, que mistura carmin, vermelho, roxo e cadmio, conhecido mundialmente como Vermelho Valentino. Foi utilizado, em princípio, apenas pelo estilista.
Escreveu até uma canção intitulada Rosso di Valentino (vermelho de Valentino), foi apresentada em 2007 em um concerto pelo tenor italiano Glavidio D'ignoti.
2008: O filme Valentino The Last Emperor um documentário sobre a vida do estilista Produzido e dirigido por Matt Tyrnauer (E.U. A) estreou no festival internacional de Veneza. E teve sua estréia norte-americana em 2008 no Toronto International Film Festival. O mesmo foi lançado nos cinemas nos EUA em 18 de Março em Nova Iorque e em cidades selecionadas. IndieWIRE declarou como o documentário com a maior bilheteria de estréia, de 2009.
Durante as festividades do 45 º ano de carreira de Valentino, o então prefeito de Roma, Walter Veltroni, anunciou que o local escolhido para o Museu Valentino seria um edifício na via San Teodoro em Roma, entre o monte Palatino e a Bocca della Verità
(boca da verdade).
Um dia após se aposentar, no dia 24 de janeiro de 2008, Valentino foi presenteado com a Medalha da Cidade de Paris por seus serviços de moda na cidade onde fora educado.
2010- No dia 1° de Janeiro, dançarinos do Ballet da Ópera Estadual de Viena vestiram figurinos especiais criados pelo mestre para o concerto de ano novo ao som da Filarmônica de Viena, difundidos para o mundo todo.

ENCICLOPÉDIA DA MODA