
Década de 1970
A partir dos anos 70 a moda de diversificou extraordinariamente, o período entre os anos 70 e meados dos anos 80 é caracterizado por uma tentativa de reorganização das múltiplas e tumultuadas idéias lançadas nos anos 60.
Mas a maioria dos jovens, a parcela mais sensível e dinâmica da sociedade, continuava exigindo roupas práticas, embora deixando de lado a intenção de chocar através da aparência desleixada.
Alguns deles passaram a se trajar com exagerado aprumo como os yuppies (jovens engajados no sistema capitalista preocupados em ganhar dinheiro e status social).
Nos anos 70, para sair continuava imperando o jeans, combinado principalmente com camisa cacharel de gola rulê, sob suéteres e camisas Lacoste, para ambos os sexos, depois´a camisa pólo de várias marcas e em todas as cores para denominar o look sportwear (esportivo), junto com as camisas esportivas listradas, de corte social e mangas compridas, muitas de seda pura.
Durante a década de 70 a crise do petróleo e a recessão econômica vão interferir no desenvolvimento das indùstrias de vestimentas. A alta-costura, com seus preços exorbitantes, torna-se, inacessível para os franceses, mas consegue seduzir clientes do oriente médio.Pode-se dizer que existiam cinco grandes capitais da moda: Paris, Londres, Milão, Tóquio e Nova Iorque.
Foi na Inglaterra nesta década que apareceu a moda Punk , adotada, por adolescentes, desempregados e estudantes, As calças e saias rasgadas eram usadas com jaqueta de couro, geralmente tacheadas. Usavam-se correntes em volta do pescoço e para prender uma perna a outra. As camisetas eram em geral pretas, laranja ou cor-de-rosa e usavam acessórios como braceletes de aço ou coro tacheados, alfinetes de segurança presos a roupas ou dependurados no nariz e nas orelhas.
Homens e mulheres usavam os cabelos curtos com faixas raspadas ou cabelos eriçados e tingidos de vermelho, verde,amarelo e azul.Também se usava o cabelo descolorido com as raízes pretas.
Segundo LAVER (apud, Moda do Século XX: 2000, pág:)
[...]um dos fenômenos de moda mais interessantes na década de 70 foi a passagem das roupas e penteados Punk da moda marginal para a alta moda.(...) As roupas punk surgiram como um traje vandalizado pelos Hell´s Angels (grupo americano marginalizado conhecido como: Anjos do Inferno)para andar de motocicleta, com sobretons masoquistas.
O estilo punk que exprimia violência e contestação, numa época de alto índice de desemprego, influenciou também o mundo da música, surgindo os conjuntos da New Wave.
Na Nova Iorque dos anos 70 predominou um look natural, talvez como um reflexo do interesse cada vez maior pela natureza e pela ecologia .
No princípio, as cores das vestimentas ainda eram chamativas, mas depois foram substituídas por tons mais pálidos e estampados discretos.O ano de 73 foi o ano do bege e as fibras de cor natural eram apreciadas (cáqui, areia, verde oliva e vermelho tijolo) O estilo natural, procurava, efetivamente, os tons encontrados na natureza.
O artigo mais importante do vestuário feminino, passou a ser o blazer, fechado apenas com um botão.
Em 75 a mini-saia sai de circulação, vestidos para o dia davam destaque ao corpete levemente folgado. Jaquetas cruzadas no peito, casacos amarrados com faixas (como roupões de banho) ou mesmo vestidos assim.
Nos anos 70 as roupas pediam um mínimo de acessórios , e as bijuterias de plástico saem de moda; era preferível não usar jóias a usa-las falsas. Nesses anos a blusa feminina estilo camisa de homem é usada com saias, calças, costumes e blazers.O colarinho fechado ou aberto, é largo e de pontas compridas. Os punhos também largos,às vezes dobrados e permitem o uso de abotoaduras. No final da década, as blusas mudam: os colarinhos e os punhos tornam-se bem diferentes, estreitos e leves, mais femininos.è comum também, ver secretárias e executivas usando blusas de gravata em laço.
ENCICLOPÉDIA DA MODA