Elie Saab
Elie Saab nasceu em 4 de julho de 1964 em Beirute no Líbano. O maior representante do luxo árabe no mundo, e seu talento, porém ultrapassou
os limites do oriente médio e o tornando um dos maiores mestres da alta-costura no mundo. Vestindo realezas e celebridades diversas.
Primogenito de uma familia de 5 irmãos, filho de um comerciante do suburbio de Beirute
Autodidata e precoce Elie viu seu talento aflorar já 9 anos de idade, nesta época ele já criava roupas para suas irmãs, algo recorrente entre garndes estilistas de moda.
E na adolescência começou a vender suas criações para a “vizinhança”.
1982: Aos 18 anos abriu seu ateliê na capital libanesa, onde contava com o auxilio de aproximadamente doze funcionários, na época era especializado em alta costura nupcial, em fazer vestidos de noiva e vestidos com tecidos caros como: rendas, bordados detalhados, pérolas, cristais e fios de seda.
Rapidamente seu talento foi reconhecido e seu nome propagado o que o trouxe clientes de além dos limites de Beirute, da High society que queriam vestir algo criado por ELIE SAAB. Seu estilo é uma fusão única de cultura ocidental e oriental.
Em 1981 ele se mudou para Paris para estudar moda, mas acabou voltando e abrindo sua oficina em 1982.
Em 1997, Saab foi o primeiro estilista não italiano a se tornar um membro da Camera Nacional da Moda Italiana, e em 1997, lançou sua primeira coleção fora do Líbano, em Roma. Em 1998, ele começou seu prêt-à-porter em Milão, e no mesmo ano, ele realizou um desfile de moda em Mônaco, que contou com a princesa Stéphanie de Mônaco.
Em 1999, a rainha Rania da Jordânia usou Elie Saab para a sua coroação. Um de seus vestidos, um densamente bordado com esmeraldas e diamantes, presume-se teria sido vendido por US $ 2,4 milhões.
2000: É convidado pela Câmara Sindical da alta-costura parisiense para desfilar em Paris passando a apresentar 4 coleções ao ano.
2002: Tornou-se um sucesso da moda noite depois também de ter sido o primeiro estilista libanês a vestir uma vencedora do Oscar, Halle Berry. Que usou um vestido cor de vinho desenhado por Saab para o Oscar do mesmo em que ganhou o prêmio de Melhor Atriz. Depois desta noite, o designer foi bombardeado com entrevistas e apareceu em pelo menos cinco redes de TV. A atriz depois usou um outro vestido de Saab, desta vez um vestido dourado, para o Oscar de 2003.
2006: Tornou-se membro assíduo da semana de moda de Paris, representante da alta costura parisiense e abriu sua Maison no coração do Trinagle D’or.
Beirute continua sua fonte principal de inspiração, onde ele fundou e mantém seu estúdio, em 2005 inaugurou um estúdio de 5 andares onde agora são desenvolvidas as coleções, juntamente com a boutique de prêt-à-porter e alta-costura. É la onde tudo é feito e passa pelas mãos do próprio Elie.
Elie é um criador nato e contemporâneo dotado de um incrível senso estético e profundo conhecedor da silhueta feminina, caimentos e formas. Ele É
dá vida a “sonhos” com um design simples, mas com materiais nobres e preciosos sempre favorecendo a sofisticação.

ENCICLOPÉDIA DA MODA